Gurupi uma excelente Cidade



       A sexta melhor Cidade do Brasil para se investir.

Gurupi hoje é a 6ª (sexta) melhor Cidade do interior do Brasil em infraestrutura que oferece condições adequadas de moradia a sua população. Pesquisa realizada pela revista Exame “As melhores Cidades do Brasil para fazer negócios” Gurupi obteve a melhor colocação no ranking Estadual e a sexta colocação no ranking Nacional.

             Gurupi tem o segundo melhor IDH do interior
O Índice de Desenvolvimento Humano do município é de 0,759, ficando atrás somente de Paraíso do Tocantins, com 0,764
Com população estimada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 82.762 habitantes, Gurupi tem seu perfil populacional na maior parte composto por mulheres 38.648, enquanto os homens somam 38.107, conforme Censo Demográfico de 2010. Entre os 138 municípios do interior do Estado, Gurupi apresenta o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Este índice classifica o grau de desenvolvimento humano com base na avaliação da qualidade de vida e do desenvolvimento econômico da população.
Com IDHM em 0,759, Gurupi supera Araguaína (0,752) e fica atrás somente de Paraíso do Tocantins, que aparece com 0,764. Em Gurupi, no começo da década de 1990, este mesmo índice era de 0,497, conforme o IBGE. A educação, em seus diversos níveis, é destaque, como aponta o Índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que é um estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e renda, Educação e Saúde. O IFDM mostra que, até 2011, Gurupi apresentou Desenvolvimento moderado na educação, sendo esta área a melhor avaliada. Saúde teve desenvolvimento considerado regular e o setor de emprego e renda teve baixo desenvolvimento.
Segundo o Cadastro Geral de Empregos, com levantamentos do mesmo ano, Gurupi aparece com 15.189 pessoas assalariadas com média salarial de 2,1. Já o Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes é de R$ 2.267.867 com a cidade concentrando 12,56% de todo valor gerado pela economia do Tocantins.
Segundo dados da Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplan), em sua composição por setor da economia, a agropecuária tem participação no PIB com 1,63%. Serviços públicos como administração, saúde, educação e seguridade social participam na composição com 56,99%. A Prefeitura de Gurupi, com suas autarquias e fundações, concentra 3.400 servidores com folha de pagamento de R$ 7,8 milhões.
                                    Geração de Emprego e Renda
     Sendo Cidade grande do interior do Tocantins, Gurupi fica apena (230 Km) de Palmas, onde conseguiu registrar o melhor desempenho proporcional na criação e manutenção de vagas de empregos formais com carteira assinada. O aumento de vagas nos diversos setores: Construção Civil, Indústria da transformação e Agroindústria, foram estes os responsáveis pelo maio números de vagas abertas em nosso município, ajudando inclusive a melhorar o índice Estadual.
Gurupi ainda aparece nas pesquisas como a Cidade que menos fechou vagas de Emprego no estado do Tocantins. (CAGED)
Ponto favorável foi a abertura de vagas diretas e indiretas através de construção, reforma e manutenção dos mais diversos Órgãos Públicos Inclusive a Prefeitura que será reinaugurada em breve.

                                              Prefeito Laurez Moreira (PSB)
                                   Prefeitura Municipal
         Como muitas outras pelo nosso Brasil, passando por momentos difíceis em termo de orçamento e arrecadação, estamos passando por turbulências e os índices Nacionais, estaduais e Municipais são alarmantes, mas o Prefeito Laurez Moreira (PSB) está buscando a todo momento, recursos e investimentos para aplicação e melhoria de Gurupi, já conseguiu colocar ar condicionados em todas as salas de aulas do Município, inclusive na zona rural , melhorando o desempenho escolar e qualidade de vida dos Alunos e Professores, orgulhosamente é conhecida como a Capital da Amizade e Prosperidade. 
O povo de Gurupi também se orgulha de saber que a sua cidade é uma das melhores colocadas no ranking Nacional, e ter o seu Prefeito como Vencedor Nacional do Prêmio SEBRE/ Prefeito Empreendedor 2014.
A cidade precisa melhorar, e a contribuição da população é fundamental para que isso aconteça, participe através do plano diretor que está em plena revisão, não deixe de comparecer as audiências Públicas promovidas no seu bairro e exponha suas idéias, faça valer cada centavo de impostos pagos. Gurupi é nosso!
Fontes: IBGE, FIRJAN, Seplan, Jornal do Tocantins, conexão e Prefeitura de Gurupi

Gaspar Moura dos Santos
Veja Também:
 Falando muito mais

Politicando
Aprendendo Questionar

Política de Gurupi
Polêmica & Divergência
Coligação amigos de Gurupi